segunda-feira, 14 de maio de 2012

Conversando sobre a Ginástica Laboral

Dra.: Marina Medici*




A ginástica laboral (GL) é um programa de atividades específicas implantado em empresas, que consiste em pausas programadas dentro da atividade de trabalho, ou seja, na maioria das vezes executada durante a jornada do colaborador, podendo ser ministrada antes, durante ou após o trabalho. A GL também é conhecida como ginástica de pausa; ginástica compensatória; ginástica do trabalho; atividade física na empresa e cinesioterapia laboral, sendo esta última denominação, mais usada na Fisioterapia. Neste texto usaremos a expressão GL por ser mais conhecida de todos.

A GL tem diversas finalidades, dentre elas podemos destacar:

·    -   A prevenção de lesões ocupacionais;
·    -    A  conscientização para a adoção de posturas adequadas no postos de trabalho;
·    -    Promover o relaxamento das estruturas mais utilizadas e sobrecarregadas durante a jornada;
·    -    A redução dos acidentes de trabalho por monotonia da atividade;
·    -    A melhora das relações sociais dentro e fora das empresas;
·    -    Melhorar a consciência em relação ao corpo e à mente, incentivando a melhora da qualidade de vida e a busca por hábitos mais saudáveis.

Devemos ressaltar que o programa de GL deve ser pensado e estruturado com base na atividade laboral de cada grupo. Não se pode pensar em aplicar o mesmo programa de exercícios a todas as funções da empresa sem levar em conta os aspectos funcionais e biomecânicos de cada tarefa. Dessa forma, antes de aplicar o programa de GL, é imprescindível a análise do trabalho em questão, levando em conta as principais estruturas osteomioarticulares envolvidas e quais as posturas predominantes daquela função.

As modalidades de GL são classificadas de acordo com o objetivo a que se destinam e o horário em que elas serão aplicadas.

No quadro abaixo se encontram as principais modalidades e suas descrições de forma resumida.

Modalidade
Descrição
GL Preparatória
Realizada antes da jornada de trabalho a fim de preparar os trabalhadores para as atividades laborais diárias. Ênfase nos exercícios de aquecimento muscular.
GL de Compensação
Exercícios físicos realizados durante a jornada interrompendo a monotonia operacional, executando exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas adotas no posto de trabalho.
GL Corretiva
Pode ser dada ao final da jornada ou em horário de almoço para um grupo de indivíduos com lesões semelhantes e que necessitam de um trabalho mais individualizado e específico.
GL de Manutenção ou de Conservação
Tem o objetivo de promover a manutenção dos ganhos adquiridos com o programa de GL na empresa, pode ser feita antes da jornada, em horários de almoço ou após a jornada, com duração de 30 a 60 minutos.
GL de Relaxamento
Realizada normalmente após a jornada e tem como objetivo maior o relaxamento das estruturas mais utilizadas, melhorando a oxigenação, o alongamento e reduzindo as tensões para evitar o surgimento de lesões.
GL de Descontração
Normalmente é realizada durante a jornada e tem o papel de interação e socialização dos colaboradores, melhorando o clima humano e as relações no trabalho.


Quem pode planejar e executar a GL nas empresas?

O programa de GL pode ser criado e implementado por fisioterapeutas e educadores físicos nas empresas.

Como vender o produto GL?

Os profissionais que lidam com a saúde do trabalhador nas empresas devem reconhecer que a GL é uma das ferramentas de melhora da qualidade de vida do trabalhador e da saúde financeira da empresa. Quando se fala em saúde financeira, devemos pensar em economia com afastamentos, absenteísmo, atestados constantes, multas e processos trabalhistas, etc. Conhecer as economias que uma empresa pode fazer com a implementação dos programas de qualidade de vida na empresa é o primeiro passo para aprender a convencer e a vender o nosso maior produto: SAÚDE!


(*)Crefito 2 110047-F
Fisioterapeuta do Trabalho e Ergonomista
Mestre e Doutoranda em Psicologia Social (UFES)
Professora do curso de Fisioterapia e de Música da UFES



Referências:

BAÚ, L. M. S. Fisioterapia do Trabalho: Ergonomia - Legislação - Reabilitação. 1a ed. Curitiba: Clã do Silva, 2002.

CAÑETE, I. Humanização: desafio da empresa moderna; a ginástica laboral como caminho. 2ª ed. São Paulo: Ícone, 2001.

COSTA, M.G. Ginástica Localizada. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
FERNANDES, A., MARINHO, A., VOIGT, L., LIMA, V. Cinesiologia do
Alongamento. 1a ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

FOX, E. & MATHEWS, D. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2000.

JUNIOR, J.R.V. Fisioterapia do Trabalho: Cuidando da Saúde Funcional do Trabalhador. São Paulo: Andreoli, 2008.

LONGEN, W.C. Ginástica laboral na prevenção de ler/dort? Um estudo reflexivo em uma linha de produção. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2003.

MEDICI, M. Fisioterapia para Músicos. Vitória: Oficina de Letras, 2009.

WISNER, A. A Inteligência no Trabalho - Textos selecionados de ergonomia. Fundacentro, 1994.

ZILLI, C. M. Manual de Cinesioterapia/Ginástica Laboral – Uma Tarefa Interdisciplinar com Ação Multiprofissional. 1a ed. São Paulo: Lovise, 2002.

4 comentários:

  1. Mto legal!!
    A GL deveria ser obrigatória nas empresas!!
    Showw, arrebentou na materia!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, a Profª Dra. Marina Medici, estará lecionando um curso sobre Ginástica Laboral, para Profissionais da Área de Saúde, como Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Estudantes do último ano dos cursos de Fisioterapia e de Educação Física. Por ser uma profissional pesquisadora e bem atualizada, este curso promete conteúdos e dicussões bem atuais.
    ----------Interessados no curso, para mais informações acessem: ------------------ http://ieduv.com.br/v1/curso-ginastica-laboral/

    ResponderExcluir
  3. Mari (Profª Dra. Marina Medici), só tenho que agradecer a sua colaboração, por mais este excelente texto.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Grazi onde ela cita que o programa de ginástica laboral deveria ser obrigatório nas empresas.
    Acredito que todo empresário deveria conhecer este programa e adotá-lo em sua empresa devido a seus benefícios tanto físicos quanto sociais dentro do ambiente corporativo!

    Abraços.

    ResponderExcluir