sábado, 19 de novembro de 2011

IDEAL: alongamento antes ou depois do programa de treino?


Alongamento
A prática dos exercícios de flexibilidade antes do treinamento resistido (musculação) tem sido de forma universal indicado como forma de aquecimento, prevenção de lesões, preparando o atleta fisicamente e mentalmente para o exercício principal do treino. Mas como a ciência não para com suas descobertas, esta idéia de que o alongamento deve ser realizado antes e  depois para prevenção lesão está cada vez mais se desatualizando. 
Embora seja este um assunto de muita controvérsia, o alongamento de acordo com alguns estudos tem sido prejudicial no desempenho de força, sendo capaz de diminuir a habilidade plástica do músculo se tensionar, por ocorrer o aumento do comprimento muscular.
Estudos atuais realizados com dois grupos, sendo que um deles realizaram alongamentos antes de depois dos exercícios e o outro somente os exercícios, mostraram que não houve diferenças quanto a prevenção de lesão, mas observaram que houve um declínio na capacidade de força do grupo que fez o alongamento, sendo questionado assim a utilidade do alongamento para prevenção de lesões, visto que também pode ser prejudicial no desempenho do exercício.


Estas pesquisas apontam que o alongamento pode alterar o fino equilíbrio das propriedades musculares, e a cinemática articular, cada detalhe de movimentos dos musculos, que juntos combinam com produção de força, ou seja a relação comprimento-tensão do músculo.

Sendo assim, essa diminuição de força está relacionada a questões de mecânica de contração do músculo e a neural, propiciando assim um déficit na força máxima muscular, podendo ocasionar até uma lesão, devido a este decréscimo.

Por tanto, quem já tem o custume de realizar os alongamento pode até continuar mas com menos intensidade, uma vez que pode ser prejudicial ao desempenho.
Importante deixar bem claro, que alongamentos são importantes sim, propiciam uma valência física importantíssima, a flexibilidade, que deve ser treinada, sendo que suas atividades devem ser realizados de forma separa dos outros treino apenas.
Aquecimento
Já o aquecimento seria o ideal para uma pré atividade, este proporciona um aumento  gradual tanto da frequência cardíaca com da respiração, preparando a pessoa para o funcionamento, eficiente e seguro do coração, dos vasos sanguíneos, dos pulmões, e dos músculos durante os exercícios. Sendo capaz até de reduzir dores as dores sentidas nos músculos e articulações durante os primeiros estágios do programa de treino.
Sugestões/Recomedações
Sendo assim, ao começar uma atividade de força resistida, de acordo com os estudos sugere-se que aqueçam uns 7’-10’ minutos com um trote, corridinha leve, logo após, mas ainda antes da atividade de cada grupamento realize 1-2 séries com aproximadamente 50% da carga que irá usar no exercício prescrito, com aproximadamente 15-20 repetições, e assim logo após comece a atividade proposta.

Quanto aos alongamentos, treine ao menos 2-3x na semana, como treino normal do seu programa, fazendo 10-30 repetições por grupamento muscular.
E no término do programa de treino, seria prejudicial alongar?
Não, o alongamento é válido para o período de volta à calma, relaxamento da atividade. Use o alogamento para a obtenção do aumento da flexibilidade em dias separados.No mais, oriento sempre a discutirem com o seu professor de Educação Física, preservando sempre a boa orientação capaz do mesmo.



Profº. Helder Souza
Cref 4482 G/ES







Referências

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE – ACSM. Progression models in resistance training for healthy adults. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 41, n. 3, p.687-701, March, 2009.

AQUINO, F.C., et al. Stretching versus strength training in lengthened position in subjects with tight hamstring muscles: A randomized controlled trial. Manual Therapy: v 15, pág. 26–31, 2010.

ARRUDA, Fábio Luís Botelho de et al. A influência do alongamento no rendimento do treinamento de força. Revista Treinamento Desportivo, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1-5, 2006.

CORBELLINI, Fernanda; LA TORRE, Marcelo; MELLO, Mônica de O & CANDOTTI, Cláudia T. Efeitos de um treinamento de alongamento sobre a força dos músculos isquiotibiais. Fisioterapia Brasil, v. 7, n. 3, p. 197-203, Rio de Janeiro, maio/junho, 2006.

GALDINO, Leonardo Antônio dos S.; NOGUEIRA, Carlos José; CÉSAR, Eurico P.; FORTES, Maira Elizabeth P.; PERROUT, Jorge Roberto & DANTAS, Estélio Henrique M. Comparação entre níveis de força explosiva de membros inferiores antes e após flexionamento passivo. Fitness & Performance Journal, v. 4, n. 1, p. 11-15, Rio de Janeiro, janeiro/fevereiro, 2005.

PRATI, J.E.L.R.; MACHADO, S.E.C.; SOBRINHO, A.H.J.; M.C.G.A.; DANTAS, E.H.M. O efeito agudo passivo sobre a força máxima: um estudo experimental. Fitnes&prformance Journal, v.5, nº5, p.311-317,2006.
 
TRICOLI V; PAULO AC. Efeito agudo dos exercícios de alongamento sobre o desempenho de força máxima. Rev Atividade Física Saúde 2002, 7:6-13.

2 comentários:

  1. Eu notei que alongar antes dos meus treinos não ajudava muito. Segui os conselhos do Mestre Helder e facilmente percebi uma melhora no desempenho. O problema todo é que ainda é um "tabu" essa coisa de "não alongar antes" dos exercícios.
    Excelente artigo.

    ResponderExcluir
  2. Sei que sou suspeita, mas esse artigo realmente está muito legal! Nos leva a refletir sobre ideias que muitas vezes colocamos como fatos concretos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir